Resumo do BABOK 2.0

Áreas de Conhecimento

Elicitação


E elicitação (em inglês, “Elicitation”) descreve o trabalho dos analistas de negócios no intuito de compreender as necessidades e preocupações das partes interessadas e os ambientes no qual elas trabalham ou operam.

A grande diferença entre o termo “elicitar” requisitos e o termo mais comum “levantar” é o foco na extração das necessidades verdadeiras, que costumam muitas vezes estar explícitas, não se satisfazendo com a simples expressões de desejos superficiais.

A elicitação dos requisitos não costuma ocorrer de forma isolada ou em compartimentos. Requisitos costumam aparecer de forma cíclica durante sessões tanto de levantamento quando de validação.

A elicitação costuma envolver uma combinação de técnicas para que a definição dos requisitos seja executada de forma completa. A definição de quais técnicas serão utilizadas depende de diferentes fatores, como o domínio do negócio, a cultura e o ambiente do negócio, as habilidades do analista e quais tipos de entregáveis de requisitos devem ser criados. As técnicas de elicitação geralmente aceitas são: brainstorming, análise documental, grupos focais, análise de interfaces, entrevistas, observação, prototipagem, workshops de requisitos e pesquisa/questionários.

As tarefas da elicitação envolvem a preparação, condução, documentação e confirmação dos resultados da elicitação.